sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como está o cenário do MKT direto?

COMO ESTÁ O CENÁRIO ATUAL DO MARKETING DIRETO?

Caros,
Compartilho um resumo de informações interessantes sobre Marketing Direto, publicados no Boletim de Mercado do SEBRAE.
Aproveitem!

Entre os mais diversos assuntos atuais, um que me chama atenção é à utilização do termo convergência de canais com a proposta de integrar a comunicação. Falo sobre proposta das soluções tecnológicas de gerenciamento integrado dos atuais e dos novos canais de comunicação. Por onde se anda se percebe as pessoas checando suas mensagens,lendo seus e-mails, postando e atualizando suas novidades em suas redes sociais,tuitando pelos seus BlackBerrys,iPhones, iPADs, ou então na web, por meio dos computadores disponíveis. Alguns se aventuram na criação de blogs e buscam compartilhar as suas informações com a suas comunidades.
Já está claro que a mobilidade e os meios de comunicação passaram a nos permitir acessar e compartilhar conteúdos, independente de onde estivermos a qualquer momento e simultaneamente com inúmeras pessoas.Isso já não é mais novidade!
O que se tornou mais interessante é a forma de como nos comunicamos, pois agora somos
capazes de interagir. A tecnologia vem mudando o nosso modo de viver, se relacionar e fazer negócios.
Segundo Arthur Guitarrari (Gerente de Novos Negócios da ZipCode, uma das principais empresas de marketing direto do país. www.zipcode.com.br)Fonte: HSM (www.hsm.com.br). Disponível em: http://www.hsm.com.br/editorias/marketing/como-esta-o-cenario-atual-do-marketing-direto, com mais opções, as pessoas passaram a escolher, como vão investir o seu tempo, compartilhando-o entre os meios tradicionais e os modernos de comunicação. As possibilidades de comunicação e interação se multiplicaram e com eles também
vieram os desafi os. Principalmente,o desafio de integrar a comunicação por meio de múltiplos canais.
Se as empresas comunicam suas campanhas na tv, para o marketing direto é importante que as mesmas sejam direcionadas a um público específico, tenha um canal de respostas, seja por meio de um número de telefone,direcionando o público a uma central de atendimento e/ou um endereço de um Hotsite ou de uma Land Page (url personalizada).
Reforce a campanha com um email,contendo a mesma mensagem e veja também a possibilidade de usar veículos, mídia impressa ou digital, que tenha o seu público de
interesse. Por fi m, possibilite que a sua campanha seja acessada,ou melhor, esteja disponível,independente de qual o meio utilizado, um celular ou tablet; e mensure os resultados.
Se a ação for por mala direta, reforce a comunicação por meio de um e-mail marketing e SMS, pois o seu público-alvo agora também está disponível, por meio de inúmeros
outros canais de comunicação.
Em uma campanha recente,realizada por uma instituição financeira com o objetivo de
estimular o uso de um cartão de crédito, foi utilizada a mídia na tv e a mesma campanha, foi reforçada por email aos seus clientes.
Outro exemplo foi uma empresa de eletroeletrônicos. Para lançar uma nova máquina de lavar e secar, a companhia fez uma campanha por email, exclusiva aos seus clientes,
na qual a peça direcionava o seu público a um hotsite, onde o cliente que se interessava preenchia um formulário e recebia um cupom com desconto para ser apresentado a uma das lojas participantes, para comprar o produto com exclusividade. tudo isso, sem antes comunicar a mídia.
E o marketing direto? As novidades em plataformas de comunicação, como as redes sociais, os novos meios de acesso aos conteúdos e principalmente as recentes
mudanças sociais tornaram o marketing direto uma ferramenta imprescindível na estratégia de comunicação de qualquer empresa que deseja ser bem sucedida.
Isto porque a evolução do ambiente digital proporcionou uma fragmentação dos meios de
comunicação e dividiu a sociedade em segmentos homogêneos do ponto de vista comportamental,onde cada grupo tem os seus desejos e valores.
As empresas terão de planejar a sua estratégia de marketing sem deixar de fora a comunicação dirigida e adequar os seus meios de comunicação às novas plataformas tecnológicas que dão acesso a essa infinidade de conteúdos, além de atuarem com as suas campanhas, nos múltiplos canais ao mesmo tempo.
Se adaptar não será suficiente, as empresas devem ter atitudes, ir ao encontro do cliente traçando os seus objetivos de conquista por meio do marketing direto, definindo o perfil do seu públicoalvo, os canais de comunicação e o retorno esperado.
Mas para isso é importante saber dosar e equilibrar a sua comunicação off-line e online, entre todas as opções existentes e de acordo com o seu objetivo e maturidade da empresa. Até porque sabemos que a verba de marketing está cada vez mais escassa. Mas lembre-se, um dos diferencias do marketing direto é a capacidade de se obter o ROI(retorno sobre o investimento).Utilize essa informação, para justificar os seus investimentos.
Diante deste cenário, o principal desafio da comunicação dirigida não mudou. Sempre foi e será tornar a comunicação pertinente e relevante ao público que se deseja atingir, sem invadir a sua privacidade e aumentar o retorno do investimento. Para isso, a comunicação dirigida dispõe das ferramentas certas.
Da estratégia de construção de um banco de dados às ações de relacionamento, a empresa deve procurar conhecer o seu cliente,obtendo informações que irão auxiliá-la nas suas ações dirigidas como, por exemplo: saber qual o canal de comunicação de
preferência do cliente (pertinência),que serviço ou produto oferecer a ele, adequado ao seu momento devida (relevância).
Por esse motivo a segmentação é fundamental para o resultado de uma ação bem sucedida de marketing direto, ao invés de pulverizar a comunicação. Partindo do princípio que as pessoas têm necessidades, desejos e escolhas distintas.

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