segunda-feira, 28 de junho de 2010

EMOÇÕES NEGATIVAS EM COMPRAS

"Elaborei este ensaio, em parceria com as minhas colegas de mestrado Mria Emilia Meloe Mary França S. Muniz. O objetivo deste é descrever a abordagem teórica de Marketing disponível quanto às emoções negativas do comportamento do consumidor durante o processo de compra.Caso tenha interesse em uma cópia gratuíta deste ensaio, entre em contato. "

Entender as características do comportamento do consumidor é fator
primordial para as organizações que pretendem construir relacionamentos que
sejam lucrativos e duradouros. O processo de decisão do consumidor é fortemente
influenciado pelos aspectos emocionais, portanto, compreender esse fato é
relevante quando se pretende melhorar relacionamentos ou julgamentos assim
como evitar experiências que sejam negativas.
Emoções não são espontâneas e ocorrem devido a um estímulo externo,
porém, são incontroláveis. Já os pensamentos, segundo Damásio (2001, apud
ESPINOZA), podem ser controlados e permitem, até certo ponto, a decisão sobre o
que se quer pensar ou não. Assim sendo, tanto a emoção quanto os pensamentos
resultam em comportamento, portanto, o comportamento do consumidor é dirigido
por emoções e pensamentos.
Por outro lado, cada vez mais o estudo das emoções torna-se importante
no entendimento da experiência de consumo, uma vez que os sentimentos
influenciam diretamente nas ações tomadas pelas pessoas no que se refere a
situações de compra e consumo. Essa experiência emocional representa um papel
importante no processo de satisfação, pois os sentimentos negativos e positivos
influenciam na avaliação do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário